Problematização do filme da Barbie e temáticas cristãs

Assisti o filme da barbie pela segunda vez. Claramente antes da minha conversão mais fervorosa ao cristianismo teria se tornado o meu filme favorito. A Barbie fez parte da minha infância.

Para quem vive dentro da “bolha” cristã e acompanha influenciadores cristãos, já os escutou falar sobre o filme da Barbie e a problematização que tem causado. 

Não é um filme cristão isso é fato: mas por que não olhar com a ótica cristã?

Claro que queremos que todos possam ter valores e virtudes bíblicos, a partir do momento que passamos a viver o cristianismo, para os tradicionais é isso que importa. Mas não podemos confundir as coisas, é interessante quando a mãe da moça que tinha a Barbie fala sobre nós mulheres e ao final do filme ela da uma ideia de uma “Barbie Comum”, há várias Barbies e todas elas são extraordinárias: professoras, aeromoças, físicas, astronautas. Mas por que não uma Barbie comum? Uma Barbie Humana, não vejo isso como algo que vá fora dos princípios bíblicos. Novamente não é um filme cristão, é ruim que as futuras mulheres (a partir dos 12 anos – lembre-se sempre da classificação indicativa) assistam algo assim? Na minha opinião não acho que seja, mas para alguns cristãos talvez! Não podemos esquecer que vivemos num mundo caído, o pecado está sempre à espreita, não vejo o filme da Barbie como algo mundano e que permite modificar o pensamento de homens e mulheres.

Por conta do filme da Barbie a minha futura filha passará a ser o esteriótipo de feminista do século XXI que participa de protestos petistas a favor da legalização do aborto, passa a usar roupas seculares e ouvir luisa sonza, vai passar a ler o segundo sexo de simone de beauvoir?

Meu futuro filho não vai abrir mais a porta para uma mulher, emprestar o casaco a ela quando estiver frio ou cuidar de sua esposa como realmente ela deverá ser tratada (isso vale para o oposto também)? 

Irmão, que pensamento fraco o seu. O que você vai ensinar para os seus filhos? Quais valores e virtudes estarão dentro de seu lar? Vai levá-los a Santa Missa ou Culto aos domingos desde berço? Lembro-me do versículo de Jesus:

Você acha mesmo que só o filme da Barbie é a maldição da sociedade? Tenha fé! Encare como um entretenimento que é o que de fato deve ser. Sobretudo, não é um filme cristão, a sociedade vai consumir como está consumindo? Claramente vai, mas como diz sua mãe você não é todo mundo, o filme da Barbie não é um filme cristão, encare que vivemos num mundo caído, mas saibamos pelo amor de Deus separar as coisas.

Não vai levar seus filhos para ver o filme da Barbie? 

A sociedade inteira está falando sobre o filme, o que os coitados vão passar na escola? Os leve sim para ver o filme da Barbie, converse e reflita com eles sobre o filme e as mensagens que o filme pode trazer, encare como lazer.

Ensine aos seus filhos também sobre as histórias bíblicas e graças que elas podem ter. Quer exemplo bíblico de mulher virtuosa? Comece por Maria, a Mãe de Jesus!

No evangelho de hoje na canção nova eles retratam muito bem segundo as escrituras o que ela foi: A Virgem Maria foi muito bem educada por seus pais, São Joaquim e Sant’Ana. Tanto que nós vemos, nas Escrituras, traços de uma menina cortês, polida nas palavras, respeitosa, casta, honrada, uma menina caridosa, atenta às necessidades do outro, religiosa, fiel a Deus. Mas também no aspecto humano: determinada, corajosa, decidida, perseverante, esperta, perspicaz, atenta e humilde. São todas essas características da Virgem Maria que os Evangelhos nos apontam, que foram certamente a herança dos seus pais. E hoje nós celebramos os avós de Jesus.

Paz e bem, Irmãos. Chega de problematizar tudo, sejamos mais cientes. 

Indico o vídeo:

Barbie, não é só um filme I Rodrigo Silva e Fabiana Bertotti

“Barbie” é uma das franquias mais adoradas do mundo cinematográfico, encantando gerações de crianças com suas histórias mágicas e personagens cativantes. Mas além de entreter, o filme lançado na última semana possui camadas mais profundas que frequentemente passam despercebidas. Com base na cosmovisão cristã, Rodrigo e Fabiana guiarão nossa discussão para entender como os temas e ensinamentos do filme se alinham ou se contrastam com princípios e valores fundamentais da fé cristã. Essa análise crítica nos permitirá enxergar o filme de uma nova perspectiva, permitindo encontrar pontos para reflexões fundamentais para o tempo em que vivemos.

Referências:

https://bibliaportugues.com/matthew/8-26.htm

https://homilia.cancaonova.com/pb/ 26/07/2023 – Liturgia diária.

https://www.omelete.com.br/filmes/barbie-saiba-qual-a-classificacao-indicativa-do-filme

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima