Êxodo 34:29-35 – Estudo sobre o rosto resplandecente de Moisés

Moisés desce do monte Sinai

29Quando Moisés desceu do monte Sinai, carregando as duas placas da aliança, o seu rosto estava brilhando, pois ele havia falado com Deus. Mas ele não sabia disso. 30Arão e todo o povo ficaram com medo de chegar perto de Moisés quando viram o seu rosto brilhando. 31Porém Moisés os chamou, e Arão e todos os líderes do povo chegaram perto dele, e ele falou com todos. 32Depois disso todo o povo de Israel se reuniu em volta de Moisés, e ele lhes entregou todas as leis que o Senhor Deus lhe tinha dado no monte Sinai. 33Quando Moisés acabou de falar com eles, ele cobriu o rosto com um véu. 34Sempre que entrava na Tenda Sagrada para falar com o Senhor, Moisés tirava o véu. Quando saía, ele contava ao povo de Israel tudo o que Deus lhe havia mandado dizer, 35e o povo via que o seu rosto continuava brilhando. Porém Moisés cobria de novo o rosto com o véu até que entrava de novo na Tenda para falar com Deus.

Nova Tradução na Linguagem de Hoje ® Copyright © 2000 Sociedade Bíblica do Brasil.

Ao ler esta passagem bíblica de imediato não consegui compreender, mas pesquisei sobre e localizei um vídeo no youtube do canal “Jesus e a Bíblia” onde o Pregador Diego Nascimento discorre sobre o capítulo todo de Êxodo 34

Um dia antes acredito ter “pregado” as escrituras de forma errada, mas Deus me trouxe esta passagem bíblica em forma de revelação para me abrir os olhos sobre algo que me deixa muito magoada, muitas vezes, até me afasta da presença de nosso Criador.

Como ensina o Pregador, apenas Moisés e Abrãao foram chamados por Deus de “amigo” segundo as traduções mais fiéis da Bíblia. Mas não devemos ficar chateados por conta disso, Deus é bom e é amor, ele quer comunhão conosco. Isso demonstra o grau de intimidade que Moisés e Abrãao conquistaram com Deus, o que é realmente maravilhoso para nós Seres Humanos, nos mostra que podemos ser considerados amigos de Deus também, principalmente após a vinda de Jesus Cristo, nosso salvador.

Mas isso também nos mostra que o grau de intimidade, fé e amizade que vamos ter com Deus depende apenas de nós mesmos e de como Deus vai se mostrar para nós. Isso é muito particular de pessoa para pessoa, não somos iguais e essa é a graça nisso tudo. Deus pode falar com você em particular de diversas formas, assim como chamou Moisés sozinho para revelar sua “face” a ele. 

Quando Moisés desce do monte carregando as placas da aliança ele não percebe, mas seu rosto está brilhando, ele foi inundado pela presença de Deus, ou seja, Moisés viveu algo muito forte, uma conexão extraordinária com Deus. Moisés sentiu-se agraciado. Porém os Israelitas e até seu irmão Arão sentiram medo de Moisés…

Muitas vezes os pastores e padres acabam nos colocando “medo” dessa forma sem perceber, eles receberam algo de Deus muito diferente do que recebemos, a caminhada deles com Deus é infinitamente entregue e muitas vezes genuína, o tempo de experiência desses servos de Deus é muito mais forte. Mas por estarem tão inundados da presença de Deus, por ser algo tão natural para eles, acabam não percebendo que ao invés de nos aproximar mais do Criador acabam nos afastando, ou seja, nos causando medo, assim como os Israelitas sentiram de Moisés.

Moisés, ao perceber isso, colocou o véu sobre seu rosto para falar novamente com o povo. Isto é, “cobriu” a única diferença que dispunha entre ele e os Israelitas. 

Ao longo da minha jornada de redescobrir minha fé e aprender mais sobre a Bíblia, percebo que muitos Padres e Pastores têm essa dificuldade de “cobrir” suas graças com o véu. É claro que eles precisam falar sobre as maravilhas que Deus faz, é claro que são diferentes de nós por sua intimidade muito mais firmada com Deus. Mas o fardo da vida entregue a Deus deve ser leve. 

Eu mesma inconscientemente já “preguei” errado, para nós que estamos inundados da palavra de Deus é muito fácil falar sobre Ele. Mas precisamos “cobrir” nosso rosto com o véu para que nos igualemos a todos. Há certas maravilhas que precisamos guardar para nós, dentro de nossos corações e com pequenas atitudes diárias vamos demonstrar aos poucos como a caminhada com Deus é simplesmente maravilhosa.

Oração sobre a passagem de Êxodo 34: 29 – 35

Deus, meu único e eterno salvador, faça com que eu seja cada vez mais como o Senhor, me diminua cada dia mais. Deixa com que eu seja como Moisés e cubra meu rosto com o véu antes de querer me sentir “melhor” do que alguém por eu ter o seu amor além de tudo em minha vida e ser a única coisa de que preciso para ser feliz. Senhor, não deixa meu coração se irar com padres, pastores e pregadores que não possuem essa percepção, muitas vezes como Moisés desceram do monte e ainda estão “brilhando”, mas deixa, Senhor, que essas pessoas consigam compreender que somos todos iguais e não há diferença entre nós, apenas Tu és o único e eterno Salvador. Obrigada infinitamente por ter nos dado o entendimento dessa palavra e que seu nome cresça cada dia mais e o meu diminua agora e para sempre. Amém. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima